Uma cueca pode fazer grande diferença na vida de alguém. Um dia eu estava no centro, com um amigo. E ele precisava comprar uma cueca bege. Bege porque tinha que imitar a cor da pele. Uma tarde inteira, voltas e voltas nas lojas, as mais variadas teorias para o fato de não haver uma cueca bege em toda a cidade. Achou, finalmente. Feito tesouro esquecido em navio naufragado. Engraçado foi dar-me conta que, durante o processo, no percurso de uma loja à outra, o assunto foi apenas cueca, e assuntos adjacentes...


Sim, mas que grande mudança essa cueca fez na vida dele? Espera que tem mais...


Uma calcinha pode fazer grande diferença na vida de uma pessoa. Outro dia eu estava no centro, com uma amiga. E ela precisava comprar não uma calcinha, mas um short suficientemente curto, a cor não importava. Curto porque iria usar um vestido cujo comprimento oferecia perigo de certas revelações indesejáveis (para ela), de modo que uma calcinha não era suficiente. Pouco menos de duas horas, voltas e voltas nas lojas, as mais diversas piadas sobre calcinhas e vestidos curtos. Achou o short, feito brinco perdido na caixa de jóias. Também engraçado foi perceber que o assunto no caminho entre as lojas era calcinha e suas afinidades...


E esse calcinha, por acaso fez grande diferença na vida dela?

Na verdade, nem a cueca nem a calcinha afetaram as vidas deles de alguma forma muito definitiva. Mas eu me pergunto: o que há comigo, que todo mundo me chama pra comprar roupa íntima?


Daí que eu digo que cueca e calcinha podem mudar radicalmente a vida de alguém. Alguns resultados das minhas observações durante ambas as compras: comprar um short íntimo feminino foi muito mais simples que comprar a cueca bege; a menina era muito mais prática e decidida que o menino; ela saiu satisfeitíssima da compra, ele ficou resmungando que ainda não era a cueca certa... Aposto como a maioria esperaria o contrário. Eu não sei bem, mas acho que minhas suspeitas estavam certas desde sempre: acabou aquela história de que sexo define comportamentos, ou que comportamentos são denunciadores de sexos.


Os sexos são dois e são tantos que é até engraçado. Deve ser a mania humana de complexar tudo, inclusive os pares mínimos. Ah, cansa! Complicado demais! Mas a experiência mudou minha vida, aprendi a comprar qualquer tipo de peça íntima. E me fez decidir, também: entre cuecas e calcinhas, eu prefiro mesmo é “ficar no osso”¹.



¹Expressão também conhecida como "criar o bicho solto".